Pontes para o mundo

A gente muda o mundo e o mundo muda a gente. Esse movimento todo se dá por meio do conhecimento. No Ensino Fundamental são construídas as bases para que se fortaleçam noções importantes em todas as áreas do saber por meio da autonomia, do pensamento crítico e da convivência saudável.

Nesse período longo de nove anos, queremos construir pontes. Ligar uma disciplina a outra, conectar teoria e prática, atravessar fronteiras, ir e vir entre tantas possibilidades que se abrem quando estamos dispostos a abraçar o mundo com a mente aberta.

Em nosso repertório educacional cabem não só as atividades curriculares como aquelas adicionadas por nossa compreensão de que há espaço na escola para tratar de temas transversais e também importantíssimos para a formação dos alunos. Sim, é importante aprender sobre arte, movimentar o corpo, competir de forma saudável ou tocar um instrumento – que pode ser inclusive sua própria voz. Tudo isso faz parte da vida e, no nosso caso, da vida escolar também.

Nossa proposta

A base pedagógica do Ensino Fundamental é multidisciplinar porque nessa fase é importante conectar o desenvolvimento intelectual, físico e emocional dos alunos. Além disso, promover o senso crítico com base no conhecimento e na experiência também fortalece a construção da personalidade de cada um, assim como o pensamento e os processos coletivos.

Com um universo amplo de alunos em faixas etárias diferentes nessa etapa, apoiamos nossa proposta de aprendizagem no respeito às individualidades, ao ritmo e motivações que agreguem valor ao aprendizado. Incentivamos o raciocínio lógico, o pensamento criativo e crítico, a educação sensorial, a sociabilização, o senso estético, a educação física e os jogos como formas de estímulo às aptidões mais fortemente presentes na personalidade de cada um.