Palavra do Reitor

Se queremos educar e formar pessoas, é fundamental entendermos que o ser humano é, de fato, agente ativo no processo de mudanças. Também é apropriado resgatarmos sempre a observação de Immanuel Kant de que “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. Portanto, independente de qualquer avaliação que se possa fazer do quadro atual da humanidade, importa a consciência de que a realidade é produto das nossas ações e tem a nossa “assinatura”.

Nossa missão é “preparar pessoas, por meio da educação, para uma vida digna, de elevado caráter, com um desenvolvimento humano, intelectual e emocional, capazes de participar da transformação da nossa sociedade, visando o desenvolvimento de habilidades, inteligências e competências, no mundo desafiador do conhecimento”. E é neste contexto que organizamos nosso currículo pedagógico e planejamos ações que possam motivar e capturar o interesse dos alunos, despertando talentos singulares, habilidades e anseios distintos e instigando-os a alcançarem autonomia para um significativo aprendizado e autoconhecimento.

Destacamos os Programas Diferenciados de formação complementar que, utilizando-se de ferramentas e estratégias especiais, auxiliam nossos alunos a ampliarem seu repertório de conhecimento em diversas áreas, como arte, música, tecnologia, esportes, idiomas, gestão das emoções, orientação vocacional e profissional etc.

O conhecimento é fator central em nosso dia a dia. Por isso, alinhamos encaminhamentos pedagógicos que intensifiquem todo e qualquer aprendizado, ou até mesmo, disponha de novas, atraentes e significativas experiências.

Wilson de Matos Silva
Reitor da Unicesumar